Wednesday, February 25, 2009

Controlo de Custos e Orçamento de Marketing

Num momento extremamente complexo como este, todos os procedimentos de orçamentação, controlo de custos e auditoria, revelam-se como ferramentas fundamentais para uma gestão eficaz de qualquer Departamento de Marketing.

O programa proporciona de uma forma completamente inovadora, concentrada e efectiva, a formação de profissionais de marketing. O resultado será o seu regresso à empresa dotados da capacidade de reacção e implementação imediata do apreendido.

O evento tem data prevista para dia 3 e 4 de Março 2009 e mais detalhes podem ser encontrados em: Brochura Promocional Seminário de Marketing

Monday, February 23, 2009

Tem de haver um fim para esta crise….

Claro que sim ! Claro que esta crise irá passar e no meio disso, o efeito mais importante que virá com esta crise é o de as empresas se focarem de novo no seu core business para assim voltarem a ser rentáveis.

Dessa forma, penso que voltaremos a ter muitas empresas com organizações mais achatadas, com processos de aprendizagem mais próximos do mercado e em geral, uma atitude mais sóbria de como fazer negócios. Acredito que irão sobreviver aqueles que começarem a avaliar o retorno do investimento, em oposição aos que desesperadamente fazem cortes de custos !

E, não esquecer, que há sempre a possibilidade de se começar a viver de forma mais simples! Até poderá ser uma forma interessante de viver, aprendendo a viver com menos, eliminando as coisas mais superfúlas e fúteis. Tal como na história do velho agricultor que recebeu em sua casa uma visita inesperada e que lhe disse: “ pede-me qualquer coisa que tu queiras, e eu dir-te-ei como consegues viver sem ela” !

Claro está que temos ainda e também, a questão da corrupção ! Num futuro próximo, não penso que a corrupção diminua ! Se calhar até vai aumentar nos tempos mais próximos pois, tal como acontece com as especíes em vias de extinção, a corrupção tudo fará para sobreviver. Mas, também haverá mais discernimento por parte da maioria das pessoas, o que dificultará a sobrevivência dos corruptores e dos corrompidos. Os valores fundamentais de como fazer negócios serão reavaliados e reexaminados. E de uma forma geral, os valores da sociedade serão encarados de uma outra forma. É até provável que a Igreja conheça uma nova dinâmica que poderá revitalizar, por exemplo, o sacerdócio e as carreiras sacerdotais.

No final, os homens de negócios aprenderão com a experiência e trabalharão de uma forma mais inteligente. A redução de pessoal devido à má gestão durante a crise deixará de ser uma boa opção. No entanto, “eliminar madeira velha” poderá criar espaço para a inovação e o crescimento. E se muitos dos gestores tivessem estado atentos a isso no passado, muitas empresas não estariam hoje desesperadamente a reduzir postos de trabalho.

No essencial: podemos escolher entre ser vitímas ou triunfadores dos tempos desafiantes que passamos. Enquanto isso, saberemos que a negação é uma emoção forte e até que a opinião pública em geral não abra os olhos, a nossa consciência colectiva não conseguirá perceber o que se está a passar. Por exemplo, no que toca à justiça e à total ausência de sentido de justiça. Só esse simples facto, poderá fazer-nos passar por um processo longo e doloroso, até regressarmos aos valores fundamentais do respeito pela humanidade e às práticas comerciais assentes na honradez e na ausência de ganância.

Friday, February 20, 2009

As pessoas não abandonam empresas… abandonam chefes !

As pessoas não deixam as empresas; abandonam chefes que confundem o título da função, com liderança real. Vale a pena pensar nisso...

Ou será que não mudou já de um bom emprego por ter conflitos com o chefe ? E, por outro lado, o negócio também precisa de “grandes” pessoas, que ajudem a empresa a crescer e a prosperar. Então, talvés seja uma boa ideia aprender como evitar os seguintes erros capitais na Gestão de Recursos Humanos:

EGOISMO: as pessoas irão embora se prevalecer a arrogância dos chefes, interesses próprios destes e necessidade constante de ficarem com os créditos do trabalho de outros. E isto mata o interesse dos colaboradores e o seu entusiasmo.
INSENSIBILIDADE: as pessoas irão embora se os chefes considerarem o seu feedback desnecessário e houver falta de empatia entre chefia e colaborador.
DESCRÉDITO: as pessoas irão embora se a atitude do chefe inspirar descrença e receio, bem como, se o chefe só confia naquilo que ele próprio faz.
DESCONFIANÇA: as pessoas irão embora se o chefe não confiar nelas. Isso mata o seu espiríto de iniciativa, torna os colaboradores automátos sem vontade própria.
INDECISÃO: as pessoas irão embora se os chefes forem incapazes de decidir, causando confusão e frustração. E sobre os chefes também recairá o onús de deixar de haver qualquer esperança de progresso e futuro na empresa, pela insegurança e falta de rumo que transmitem.
NEGATIVISMO: as pessoas irão embora se a disposição dos chefes fôr permanentemente negativa, matando o desejo e a motivação de transformar ameaças em oportunidades.
CEGUEIRA: as pessoas irão embora se os chefes tiverem falta de visão e clareza sobre o propósito da organização e seus objectivos. Isso irá confundir os colaboradores, matando assim qualquer boa intenção de ir atrás e seguir aquele que deveria ser um verdadeiro líder.

Isto é, nem todos os chefes conseguem ser bons gestores de Recursos Humanos, pois isso requer muita experiência e muito conhecimento teórico e sua aplicação prática. Penso também que muitos dos que são hoje bons gestores de Recursos Humanos, tiveram a felicidade de anteriormente terem sido liderados e treinados por chefes, bons gestores de Recursos Humanos. Pela inversa: os que trabalharam com maus gestores, tendem a não controlar a sua raiva e frustação quando chegam a chefes . É nessa altura o momento de sair da empresa, olhando apenas para trás quando se tiver de dar o exemplo de um mau líder, ou o exemplo de um gestor a não seguir, ou ainda o exemplo de um chefe a abandonar.

Friday, February 13, 2009

Seminário Estratégias de Pricing

Nos próximos dias 17 e 18 de Fevereiro de 2009 irá decorrer no Hotel Altis Park, nas Olaias em Lisboa, o Seminário “Estratégias e Modelos de Pricing”.

Este Seminário é uma aposta perfeita e segura para todos os profissionais que procuram uma formação que lhes permita regressar à empresa na posse do melhor modelo, processo e estratégia de preços para os seus produtos e serviços.

Mais informações podem ser encontradas em Brochura Promocional Seminario Pricing- IIR ou na Convocatoria Pricing IIR

Wednesday, February 11, 2009

Competindo pelo Futuro

A propósito dos tempos conturbados que vivemos, revisitei e reli, um livro de referência em Estratégia de Empresas e que, pelo sua actualidade, aqui faço um resumo. Falo do livro “Competing for the Future” de C.K.Prahalad e Gary Hamel que, no essencial, sugere uma competição pelo futuro em três estágios :

Estágio 1: competição pela liderança intelectual, pelo desenvolvimento de uma previsão do futuro do sector , pela elaboração de uma arquitectura estratégica e de uma intenção estratégica;
Estágio 2: competição pela definição dos caminhos de migração, desenvolvendo previamente competências-chave, explorando conceitos alternativos de produtos-chave e reconfigurando a ligação com o consumidor;
Estágio 3: competição pela posição e participação no mercado, criando uma rede mundial de fornecedores, elaborando uma estratégia apropriada de posicionamento.

Thursday, February 5, 2009

Aumentar vendas durante um período economico recessivo: utopia ou realidade?


O fato é: continuam a existir oportunidades. As pessoas e as empresas continuam disponíveis para gastar dinheiro só que o fazem de uma forma mais racional, mais cautelosa e cada vez menos impulsiva. A economia abrandou, mas não parou! Esta é a melhor época para as equipas de vendas, para os vendedores, se aproximarem dos seus Clientes, procurando solidificar e consolidar a relação comercial. Não é a hora de fugir!