Monday, January 5, 2009

Que liderança se pretende para 2009 ?

Nos tempos conturbados que vivemos e no dealbar de um novo ano, é confortável olhar para alguém e vêr nessa pessoa um líder. E esse líder não tem de ser forçosamente o nosso patrão, o nosso chefe, o nosso supervisor...

Em ambiente empresarial, o líder desenvolve, ensina, motiva e inspira outros colaboradores a responsabilizarem-se pelo desempenho da empresa e do seu departamento, de uma forma que os leve a maximizar, a criar e a correr riscos de modo a contribuir para as estratégias e planos da empresa, ajudando-os a desenvolverem-se totalmente e a utilizar as suas capacidades. Para isso, o líder pensa de fora para dentro, cria e executa uma estratégia flexível e orientada para os resultados baseada numa compreensão abrangente do Cliente, Concorrentes, outros interesses e eventos exteriores que sejam relevantes para o negócio.

Ao centrar-se na inovação e crescimento, o líder expande os resultados delimitando objectivos, encorajando uma análise apropriada e o desenvolvimento de novas oportunidades, com abordagens inovadoras para servir Clientes e os mercados onde está o negócio, tomando decisões. Ao tomar decisões, o líder gere situações ambíguas, complexas ou desafiantes com inteligência e rapidez, enquanto se responsabiliza a si e aos outros por decisões, acções e desempenhos, contribuindo para um ambiente onde as equipas podem responder rapidamente às circunstâncias em mutação e estão altamente motivadas para ter sucesso e ganhar.

Um líder tem de agir com honestidade, integridade e ética profissional , sem restrições e de um modo que desafia construtivamente processos, comportamentos e encoraja atitudes tolerantes em relação aos outros. Ao pensar de fora para dentro, o líder tenta compreender e prever as tendências do mercado e as necessidades do Cliente, ao mesmo tempo que cria e transmite uma estratégia clara, baseada nas necessidades do Cliente. De seguida terá de ser capaz de converter essa estratégia em resultados de negócio, conservando a flexibilidade para mudar a linha de acção caso as exigências dos Clientes mudem. Ao recorrer a dados externos, o líder trabalha para melhorar a excelência operacional e a satisfação do Cliente, estabelecendo relações externas eficazes para formar redes de contactos sólidas e pensar “da direita para a esquerda” (primeiro os resultados).

Mas, e a quanto a inovação e crescimento ? Será que o líder também deverá ter esse atributo ? Será que deve estimular a diversidade, a curiosidade e a criatividade para conduzir a estratégia, os conteúdos e as comunicações ? Definitivamente, sim ! Sendo, inclusivamente essencial que traga uma mentalidade de desenvolvimento de negócios a toda a organização, de forma a revelar espírito empresarial e a tomar a iniciativa de forma dinâmica. Para isso, deve potenciar o desenvolvimento de uma atmosfera na qual o crescimento das receitas é acelerado através de abordagens inovadoras a Clientes, produtos e mercados, alinhando as actividades internas com as necessidades do Cliente para gerar o crescimento através da gestão eficaz de equipas e talento, desenvolvendo, ensinando e motivando os outros da seguinte forma:

· Inspirar e Ensinar os outros sobre estratégias, objectivos e planos.
· Comunicar eficazmente acerca do panorama exterior.
· Criar uma atmosfera na qual todos os funcionários experimentam oportunidades para exceder os seus limites, correr riscos, criar, contribuir e aprender, tolerando erros.
· Comemorar os sucessos e admitir fracassos.
· Estabelecer padrões claros para avaliar o desempenho e potencial do Colaborador
· Lidar de forma enérgica com as dificuldades inesperadas.
· Clarificar os riscos e oportunidades inerentes ao panorama competitivo.
· Avaliar e correr riscos adequadamente de modo a melhorar o desempenho e os resultados.
· Adoptar mudanças pelas oportunidades que poderão oferecer.
· Agir mais ofensivamente que defensivamente.
· Actuar decididamente.

De quem actua decididamente, também se espera que lidere com energia, paixão e urgência, orientando a empresa para a acção, com um pensamento baseado em resultados, dando resposta rápida à mudança de circunstâncias e confrontando abertamente as questões sem racionalizar insuficiências ou procurando desculpas. Isto é, deve ser responsável nas palavras e acções, admitindo os erros, suscitando entusiasmo e confiança na estratégias e planos. No mais interior do seu âmago, o líder tem de viver os valores da empresa, tendo de ser um exemplo e sendo essencial:

· Actuar com firme honestidade, ética e integridade.
· Aumentar a reputação da empresa e actuar como embaixador da empresa.
· Obter de forma consistente a confiança e o respeito de todas as partes interessadas da Empresa.
· Desafiar de forma construtiva métodos e comportamentos.
· Revelar um comportamento tolerante.

Definitivamente e, como apontamento final, recordem-se algumas citações mais conhecidas, segundo as quais não é líder quem:

Ø Não é visionário - “Sonhe sempre e aponte mais alto do que aquilo que sabe que pode fazer. Não se preocupe apenas em ser melhor que os seus contemporâneos ou predecessores. Tente superar-se a si próprio" - William Faulkner
Ø Não dá o exemplo - "Para começar, pare de falar e comece a fazer. " - Walt Disney
Ø Não sabe ouvir os outros – ”Saber quando deves ter a tua boca fechada é frequentemente mais importante do que a abrir na hora certa." - Malcolm Forbes
Ø Não trabalha árduo para ter sucesso – “O dicionário é o único local onde o sucesso vem antes do trabalho” - Albert Einstein

Dr. Monteiro da Silva, Director Comercial da Genworth Finantial para http://coisasdosnegocios.blogspot.com/

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