Monday, April 13, 2009

Layoffs : os custos escondidos

Já não existem dúvidas de que os “layoffs” (suspensão dos contratos de trabalho por parte de empresas em dificuldades) têm efeitos devastadores nos que de repente ficam sem trabalho. O que já é menos óbvio de dimensionar é o impacto que os “layoffs” estão a ter nos “sobreviventes”, nos que ficam na empresa.

Tipicamente, nos mecanismos de planeamento de reestruturações, os que vão ficar na empresa são ignorados. Os efeitos que o processo de “layoff” terá nos seus níveis de ansiedade, motivação e desconforto, não são tidos em conta. Os psicólogos organizacionais já lhe chamam de o “síndrome dos sobreviventes aos despedimentos” , devido às reacções psicológicas e físicas que irão surgir naqueles que ficaram nos seus postos de trabalho. Depois da recessão no inicio dos anos 90, estudos de psicólogos organizacionais confirmaram aquilo que os executivos de topo apenas desconfiavam: os “sobreviventes” ficaram menos comprometidos com a organização, menos produtivos e o absentismo aumentou após os despedimentos.

De facto e mais recentemente, um estudo de Dezembro de 2008 da empresa de pesquisa Leadership IQ dos EUA, apresentou as seguintes conclusões:

  • 75% dos colaboradores “sobreviventes” reconhecem que a sua produtividade diminuiu;
  • 70% dos colaboradores “sobreviventes” dizem que a qualidade dos produtos ou dos serviços da empresa diminuiu;
  • 81% dos colaboradores “sobreviventes” afirmam que o serviço e atenção prestados ao Cliente diminuiu;
  • 70% das chefias “sobreviventes” reconheceram que após os despedimentos, a motivação e a confiança dos colaboradores “sobreviventes” diminuiu.

Um outro estudo, este da Cigna and the American Management Association, envolvendo outras 300 empresas, mostra que nos “sobreviventes” há um aumento entre 100% a 900% no pedido de cuidados médicos, especialmente, na área da saúNumbered Listde mental, abuso de substâncias que provocam toxicodependência e problemas cardiovasculares.

Num recente estudo da revista Fortune, são apontados os cinco principais custos escondidos dos “layoff”:

  1. Custos de imagem: os despedimentos diminuem a boa reputação das empresas;
  2. Custos de liderança: devido à perda de potenciais talentos e competências-chave;
  3. Custos de moral: diminuição da motivação nos “sobreviventes”;
  4. Custos na Bolsa de Valores: os despedimentos estão a desvalorizar o preço das acções;
  5. Custos de recrutamento: dificuldade em recrutar e treinar novos colaboradores quando a economia voltar a crescer.

Não é novidade para ninguém que os “sobreviventes” passam a ter menos qualidade de vida, mais horas de trabalho, menos recursos, elevadas exigências de aumento de produtividade e futuro incerto. Ao mesmo tempo as organizações são confrontadas com custos não previstos nos “sobreviventes” devido à menor produtividade, aumento do absentismo, desencanto, desmotivação, mau ambiente e hostilidade laboral.

O que fazer então ? O que fazer após as fusões, aquisições, “layoffs” ou “downsizings” ? É fundamental que os executivos de topo invistam tempo e dinheiro no desenvolvimento de novas competências, implementem novas estratégias de liderança e mobilização para:

  • Restabelecer a confiança dos colaboradores na viabilidade da organização;
  • Restabelecer a confiança dos colaboradores na equipa de gestão e nos executivos de topo;
  • Restabelecer o comprometimento e a ligação das competências dos “sobreviventes” à organização;
  • Ultrapassar os impactos negativos dos despedimentos na moral e na produtividade dos “sobreviventes”;
  • Acelerar a reconversão laboral de forma a que rapidamente a empresa passe de uma organização transitória para uma organização definitiva e triunfante.

Esta recessão, tal como outras recessões anteriores, irá passar e a economia irá regressar pujante e dinâmica. A questão fundamental é: em termos de capital humano, será que a sua empresa de uma forma imprudente, reduziu os custos de curto-prazo mas aumentou a despesa de longo-prazo em matéria de necessidades futuras de recursos humanos ? Ou pondo de outra forma: será que a sua empresa está a seguir o rebanho ou será que está a liderar ?

2 comments:

Kleiton Kuhn [kleitonkuhn@hotmail.com] said...

Interessante texto.
Muitas vezes nossas empresas não percebem estes custos! Mas os mercados estão evoluindo e as empresas se adaptando!
Parabéns pelo artigo!

Kleiton Kuhn
http://kleitonkuhn.blogspot.com/

Kleiton Kuhn [kleitonkuhn@hotmail.com] said...

Parabéns pelo texto!
Muitas vezes as empresas não percebem estes custos afetando seus resultados!
Mas os mercados estão evoluindo e as empresas se adaptando!
Parabéns!

Kleiton Kuhn
http://kleitonkuhn.blogspot.com/